terça-feira, 11 de maio de 2010

A importância que o riso tem


A importância de brincar na situação hospitalar ganhou relevância social e o brinquedo passou a ser utilizado como recurso capaz de proporcionar aos pacientes atividades estimulantes e divertidas que acalmam e dão segurança.

As atividades podem ser utilizadas de forma lúdica, específica, por meio do palhaço com a função de alegrar o ambiente hospitalar e amenizar as sensações desagradáveis da hospitalização, humanizando o contexto hospitalar.

O palhaço desafia a ordem das estruturas sociais, sabota o principio do pensamento lógico e racional e se conecta com a parte infantil das pessoas, rompe com hierarquias de poder e melhora a comunicação, apoiando a atitude do outro, ajudando na construção de relações de qualidade.

Cabe a vida com o que ela tem: momentos alegres e tristes, instantes de relacionamento, de brincar, rir e chorar.

Nesse sentido o hospital é mais um contexto asséptico e profissional, é um lugar aonde a vida acontece.

Um comentário:

  1. Olá sou o Johnnes Kowalski.
    Hoje à tarde, no ônibus HC, encontrei o Eduardo.
    Eu já ando fazendo teatro em oficinas de São Paulo e fiquei interessado pelo projeto.
    Poderia passar o endereço para que eu possa fazer uma visita, pois fiquei sabendo que vcs ficam na cidade universitária...
    Meu Email: joh_anacronico@hotmail.com
    Podem me achar no Orkut como Johnnes Kowalski.

    ResponderExcluir